No próximo sábado (27), a partir das 10h, a capital capixaba recebe a exposição “E Eu, Mulher Preta?”, na Galeria Homero Massena Idealizada pela produtora cultural Marilene Pereira, está mostra fica em cartaz até 12 de agosto e tem entrada gratuita. A galeria fica aberta de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados e feriados das 10h às 16h.
Este projeto surgiu do questionamento da invisibilidade das mulheres pretas e busca ressignificar as identidades desse grupo através de fotografias artísticas. A produtora e também mestra em Educação, Marilene Pereira, teve a ideia após se aprofundar na literatura feminista negra, com ênfase na interseccionalidade. Alguns exemplos de obras estudadas foram ‘E Eu Não Sou Uma Mulher?’ (de Bell Hooks) e o discurso de Sojourner Truth.
Detalhes da mostra
As fotos da mostra retratam 10 mulheres negras das cidades de Vitória, Ibiraçu e Alegre. Através dessas imagens, as fotógrafas desenvolveram estratégias de resistência; questões como a violência contra a mulher negra, autoconhecimento, afetos, padrões de beleza impostos pela sociedade eurocêntrica, e práticas e tradições religiosas de matriz africana.
Ao todo, 20 fotografias compõem a exposição. E o projeto foi financiado através do edital 2/2021, Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Arte Visuais da Secretaria da Cultura (Secult), além de recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).




