O 76º Festival de Cannes contou mais uma vez com uma produção do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Mas, dessa vez, trata-se do curta-metragem ‘Strange way of life’, lançado no final de abril. Esta produção é um faroeste espanhol gay que conta a história de dois caubóis que reacendem uma paixão após 25 anos.
Este curta metragem também marca a ampliação da parceria entre o cineasta espanhol e o cantor brasileiro Caetano Veloso, com o fado “Extraña forma de vida”, gravado anteriormente por Alfredo Rodrigo Duarte e Amália Rodrigues, em 1962 para a trilha sonora de Fados (2007), dirigido por outro cineasta espanhol (Carlos Saura). Esta música havia sido difundida no Brasil por Maria Bethânia e é uma das canções mais populares de Amália Rodrigues, uma das maiores cantoras portuguesas.
A primeira parceria entre Caetano Veloso e Almodóvar começou há 28 anos quando o cineasta usou nos créditos finais do filme a música “A flor do meu segredo” (1995). E foi reforçada há 21 anos, quando Almodóvar recorreu à gravação da composição mexicana Cucurrucucú Paloma (de Tomás Méndez, 1954) na voz de Caetano. O cantor fez um registro desta canção para o álbum “Fina estampa ao vivo”, na trilha sonora do filme Fale com ela (2002), também de Almodóvar.